Não é novidade para ninguém a importância e a força da internet em nossas vidas hoje e também no cotidiano das empresas. Praticamente toda transação pode ser realizada pelo digital, o que demanda soluções em segurança, como as providas pelos certificados digitais.
Os certificados digitais permitem a autenticação da identidade de seus portadores para outras pessoas, sites ou recursos de rede, como roteadores, garantindo que quem porta tal arquivo é realmente quem diz ser.
Além disso, eles protegem dados que circulam na rede contra fraudes por meio de manipulação de informação durante sua transmissão.
Quais os tipos de certificados digitais?
Existem vários modelos e tipos de certificado digital, sendo que cada um deles se aplica em um caso específico. A depender das necessidades de sua empresa, pode ser necessário utilizar mais de um.
Há dois principais tipos de modalidade de certificados digitais: um deles é o A1 e o outro é o A3.
A1
Nos certificados do tipo A1, a assinatura fica armazenada no próprio computador do usuário, ou seja, é um arquivo que é instalado em seus documentos e através de um link, temos acesso a ele e aos serviços que ele disponibilizar para assinatura digital. Vale lembrar que esse certificado digital pode ser copiado para mais de um local.
A3
Os certificados classificados como A3 são armazenados em mídias mais portáteis, como tokens USB ou cartões com chip, entre outras palavras, é um cartão físico parecido com o cartão de crédito, onde o acesso dele é através de uma certificadora na qual inserimos o cartão e esta lê as informações deste, disponibilizando acesso a assinatura digital do cliente em questão.
Como esse tipo de certificado digital fica armazenado em uma mídia, é necessário configurações adicionais para uso. O computador deverá ser preparado para acessar a leitora de cartões ou o token, com a instalação de programas específicos, porém, sua instalação é simples e rápida, apenas sendo preciso ser feita no primeiro uso do certificado nesta máquina.
Uma diferença entre eles está em sua validade, pois o A1 tem validade de 1 ano e o A3 possui validade de 3 anos.
Quando o que se espera é reduzir a necessidade de configurações e compatibilidade, o certificado digital A1 é a opção mais recomendada. Uma outra vantagem desse certificado é a possibilidade de emissão por meio presencial ou por videoconferência.
Com o A1 pois temos acesso rápido e mais fácil ao certificado do cliente sempre que precisamos. Já o A3, apesar da validade ser maior, há clientes que também precisam utilizar seu certificado e sendo físico precisamos levar e buscar sempre que este precisar do cartão.
Tanto os certificados do tipo A1, quanto os do tipo A3 podem ser utilizados na forma de e-CPF (pessoas físicas) ou de e-CNPJ (pessoas jurídicas). Qualquer um deles também, permite fazer diversas atividades de maneira mais segura e simples. Por essa razão, eles são cada vez mais usados, tanto por pessoas físicas quanto por empresas.